25.9.23

SETE DESAFIOS PARA SER REI (JAN TERLOUW)

 



Eu não saberia dizer se o o jovem Stach é movido por seus próprios sonhos ou pelos sonhos de outro alguém. O fato é que a possibilidade de reinar seu país tornou seu propósito de vida.

Stach foi criado de maneira a não se deixar levar por crenças limitantes. Se vez ou outra um pensamento sabotador falava mais alto, o rapaz fazia um breve retiro a fim de assumir o controle de seus pensamentos.

Estrategista que era, Stach não agia por impulso. Contou com a sorte sim. Mas havia se preparado, estudado, arquitetado, enfim, esteve sempre pronto para as oportunidades.

Fiel aos seus princípios e valores, esteve disposto a recuar somente quando foi solicitado a fazer algo que infringia sua ética.

Foram-lhe oferecidos seis grandes desafios bastante difíceis. Stach não os repudiou, não burlou e não desistiu. Pelo contrário. Acolheu cada um deles desempenhando-os com sabedoria e integridade, vendo-os como oportunidade de evolução e aprendizado. Não desdenhou e nem zombou dos perigos. Tratou de ver todos com seriedade e aproveitou para estudar muito e sempre e, assim, manteve-se sempre confiante e otimista (otimismo com responsabilidade).

Não por acaso, os vínculos formados nos primeiros seis desafios, foram cruciais para a execução da sétima e última tarefa.

Ah, não posso deixar de destacar o sentimento de gratidão. De Stach por todos aqueles que foram colocados em seu caminho para lhe desafiar e ensinar. E da parte desses em relação a Stach.

Por fim Stach aprendeu com as árduas tarefas que lhe foram confiadas. E nós aprendemos com Stach. E viva o rei!!!


RESUMO


STACH NASCEU NO DIA EM QUE O REI DE UM PAÍS CHAMADO KATOREN FALECEU.

AINDA MUITO BEBÊ, STACH PERDEU PAI E MÃE. FOI CRIADO POR SEU TIO GERVÁSIO.

GERVÁSIO, FUNCIONÁRIO DO CASTELO, PREVIU EM SONHO QUE O SOBRINHO SE TORNARIA REI DE KARTOREN.

STACH, LEVANDO MUITO A SÉRIO A PREVISÃO DO TIO, FOI TER JUNTO AOS MINISTROS PARA SABER O QUE DEVERIA FAZER PARA SE TORNAR REI.

OS MINISTROS, NÃO LEVANDO A SÉRIO E FICANDO BASTANTE TRANSTORNADOS COM A OUSADIA DO RAPAZ, DESTINARAM-LHE SETE MISSÕES:

1)      SILENCIAR OS PÁSSAROS DA CIDADE DE DECIBEL: COM O USO DE EQUIPAMENTOS, STACH PRODUZIU UM SOM BASTANTE INTENSO. AO TENTAR IMITAR ESSE SOM, OS PÁSSAROS PERDERAM A VOZ.

2)      CORTAR O PÉ DE ROMÃS EXPLOSIVAS DA CIDADE DE POLVORINHO: MODIFICANDO AS ATIVIDADES DA FÁBRICA DE PÓLVORAS DA CIDADE, O PÓ DAS CHAMINÉS NÃO MAIS ATINGE O GINECEU DAS FLORES DA ÁRVORE. AS ROMÃS DEIXARAM GRADATIVAMENTE DE NASCEREM EXPLOSIVAS E A ÁRVORE PODE SER FINALMENTE ELIMINADA.

3)      CORTAR A CABEÇA DO DRAGÃO DE FUMACEIRA: UMA CIDADE SUJA, ESCURA, PORÉM RICA. SEUS HABITANTES APENAS TRABALHAVAM E JUNTAVAM RIQUEZAS JÁ QUE O AR IMPURO NÃO PERMITIA QUE TIVESSEM LAZER EM ÁREAS EXTERNAS. STACH OFERECEU AO DRAGÃO PÁSSAROS MORTOS QUE CONTINHAM SALITRE E CARVÃO EM SEU INTERIOR. ESPERAVA-SE QUE ESSAS SUBSTÂNCIAS, ASSOCIADAS AO ENXOFRE QUE O DRAGÃO EXPELIA, FORMASSE UMA ENORME PÓLVORA FAZENDO O DRAGÃO EXPLODIR.

O PLANO QUASE DEU ERRADO QUANDO O DRAGÃO, AO INVÉS DE DESAPARECER, REPARTIU-SE EM VÁRIOS PEQUENOS DRAGÕEZINHOS QUE IRIAM CRESCER E DOMINAR TODO O PAÍS. NO ENTANTO, A EXPLOSÃO CAUSOU UM DESLOCAMENTO DE AR, FAZENDO COM QUE OS RAIOS SOLARES CHEGASSEM À CIDADE. ASSIM, O DRAGÃO VIROU PÓ.

4)      PARALIZAR AS IGREJAS MOVEDIÇAS DE ECUMÊNICA: A CIDADE DE ECUMÊNICA VINHA PERDENDO VIDAS E CONSTRUÇÕES EM RAZÃO DE 12 IGREJAS QUE SE MOVIAM PRA LÁ E PRA CÁ. STACH CONSEGUIU QUE TODAS AS IGREJAS SE JUNTASSEM E, JÁ QUE UMA NÃO ERA CAPAZ DE DERRUBAR A OUTRA, ELAS FORMARAM UMA ÚNICA E GIGANTESCA IGREJA, PARANDO DE SE DESLOCAR PELA CIDADE.

(4.A. UM TOQUE DE MALDADE POR PARTE DOS MINISTROS) - PULAR DO ALTO DA CATEDRAL DE SANTO ALUÍSIO: A ÚNICA TAREFA QUE STACH NÃO REALIZARIA SERIA ESSA, JÁ QUE FOI NESSA CATEDRAL QUE SEU PAI CAIU E PERDEU A VIDA. PORÉM, PESSOAS DE TODO O PAÍS VIERAM TRAZER COLCHÓES E TRAVESSEIROS PARA AMENIZAR A QUEDA DE STACH. E DEU TUDO CERTO.

5)      ACHAR CURA PARA OS TUMORES DA CIDADE DE INGENUINÓPOLIS: UMA CIDADE POBRE, COM A RIQUEZA CONCENTRADA EM POUCAS PESSOAS  - OS CURANDEIROS CHAMADOS DE TARAS. NESSA CIDADE, MOSCAS PICAVAM O NARIZ DOS HABITANTES DEIXANDO-OS COM ASPECTO DE IMENSOS VEGETAIS. STACH DESCOBRIU QUE OS RECURSOS PARA A CURA ERAM BASTANTE ACESSÍVEIS, JÁ QUE AS POMADAS ERAM CONFECCIONADAS COM ELEMENTOS NATURAIS E ABUNDANTES. MAS OS TARAS USARAM A PATOLOGIA PARA ASSUSTAR OS HABITANTES DA CIDADE E EXTRAIR DELES TODOS OS BENS MATERIAIS POSSÍVEIS.

6)      LIVRAR A CIDADE DE EQUILIBRIUM DE SEU FEITICEIRO PANTAAR: O FEITICEIRO DA CIDADE ENTRAVA NA CASA DAS PESSOAS E LHE TOMAVA O QUE LHES ERA MAIS CARO, PODENDO SER BEM MATERIAL OU ATÉ MESMO UM ENTE QUERIDO. ATEANDO TUDO AO FOGO, O FEITICEIRO ACREDITAVA ESTAR FAZENDO O BEM PELA CIDADE JÁ QUE, EM SUA CRENÇA, SE A CHAMA SE APAGASSE, EQUILIBRIUM SERIA TRAGADA PELA TERRA. ALIMENTAVA O FOGO COM DÁDIVAS.

TENDO SIDO OUVIDO PELA PRIMEIRA VEZ EM 500 ANOS E, RECONHECENDO TER O DIREITO DE SER LOUCO BEM COMO O DIREITO DE STACH EM PERMANECER JOVEM E SADIO, O PRÓPRIO FEITICEIRO SE OFERECEU AO FOGO.

7)      SENTAR NA CADEIRA DE PEDRA: PERMANECERIA VIVO QUEM SENTASSE NESSA CADEIRA APENAS SE A PESSOA FOSSE COLOCADA LÁ POR SEIS OUTROS MAIS IMPORTANTES. OS MINISTROS SE RECUSARAM. PORÉM, OS SEIS PREFEITOS AJUDADOS POR STACH NAS OUTRAS TAREFAS O ERGUERAM E O COLOCARAM NA CADEIRA.

CUMPRIDAS AS TAREFAS, SERÁ QUE STACH TORNOU-SE REI? QUEM LER, SABERÁ...


LÍRIO VERMELHO (Trilogia das Flores) de Nora Roberts

Hoje acabei de ler esse livro. Foi bom? Se considerarmos que fiquei muito entusiasmada quando o ganhei do meu marido lá em Ubatuba e que fiq...