Substituindo a Bienal do Livro, o município de São José dos Campos instituiu o Festival Literário Joseense - FLIJ.
O FLIJ ocorreu de 07 a 11 de outubro de 2019 e contou com a participação de funcionários da secretaria de educação e cidadania de SJC na organização e funcionamento. Diversos escritores locais foram convidados para ministrar oficinas e/ou palestras.
Tive a honra de realizar a palestra de abertura do nosso primeiro festival literário para os gestores de Ensino Fundamental e posso garantir que senti grande emoção.
Antes de iniciar minha fala, pude presentear parte das autoridades locais com o exemplar de meu primeiro livro, o romance "S.J.CAMPOS, última saída". Agora fica o desejo de que possam ler e que apreciem meu trabalho.
Enquanto isso vivo secretamente o sonho de ter um filme baseado em minha obra.
|
Momento em que ofereci meu livro à Secretária de Educação, Sra. Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr |
|
Momento em que ofereci meu livro à Secretária de Educação, Sra. Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr
|
Momento em que ofereci meu livro ao Prefeito de SJC, Sr. Felício Ramuth.
FOTO: Claúdio Vieira/flickr
Com o vereador Walter Hayashi, o prefeito Felício Ramuth e a secretária de educação Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr
|
Prefeito Felício Ramuth e a Secretária de Educação Cristine de Angelis com meu primeiro livro, "S.J. CAMPOS, última saída." FOTO ORIGINAL: Cláudio Vieira/flickr
Com o vereador que criou a lei do Festival Literário, o Sr. Walter Hayashi.
Sr. Felício Hamuth (prefeito de SJC), Sr. Rodrigo (coordenador das salas de leitura da rede municipal) e Sr. Walter Hayashi (vereador de SJC)... e meu primeiro livro "S.J. CAMPOS, última saída".
FOTO: Cláudio Vieira/flickr
Após as autoridades locais, iniciei minha fala sobre o processo criativo de um romance joseense (sempre destacando que essa aula/oficina surgiu graças a um desafio lançado pelo Sr. Prof. Alexandre Mazza, a quem sou muito grata). Foi uma manhã repleta de inspiração e pude contar com uma platéia numerosa, porém, bem acolhedora.
Platéia da abertura do FLIJ 2019
FOTO: Cláudio Vieira/flickr
Com a Professora Flávia Mara, querida anfitriã no FLIJ e prefaciadora do meu livro infantil "Maneca e Migucho".
Participar do primeiro Festival Literário Joseense foi um presente. Eu desejo que o passaporte literário oferecido aos visitantes tenha aberto as portas dos sonhos nos jovens.Que tenham todos saído desse evento com o desejo de viajar nos livros, de ganhar asas e conquistar o mundo, sempre com muita sabedoria e orientação, seja de um mapa - como o oferecido no evento - seja de sua própria inspiração - tema de minha aula.
Obrigada a todos que contribuíram para que eu lá estivesse.
|