13.10.19

FLIJ - FESTIVAL LITERÁRIO JOSEENSE 2019


Substituindo a Bienal do Livro, o município de São José dos Campos instituiu o Festival Literário Joseense - FLIJ.
O FLIJ ocorreu de 07 a 11 de outubro de 2019 e contou com a participação de funcionários da secretaria de educação e cidadania de SJC na organização e funcionamento. Diversos escritores locais foram convidados para ministrar oficinas e/ou palestras.
Tive a honra de realizar a palestra de abertura do nosso primeiro festival literário para os gestores de Ensino Fundamental e posso garantir que senti grande emoção.
Antes de iniciar minha fala, pude presentear parte das autoridades locais com o exemplar de meu primeiro livro, o romance "S.J.CAMPOS, última saída". Agora fica o desejo de que possam ler e que apreciem meu trabalho.
Enquanto isso vivo secretamente o sonho de ter um filme baseado em minha obra. 

Momento em que ofereci meu livro à Secretária de Educação, Sra. Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr
Momento em que ofereci meu livro à Secretária de Educação, Sra. Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr


Momento em que ofereci meu livro ao Prefeito de SJC, Sr. Felício Ramuth.
FOTO: Claúdio Vieira/flickr


Com o vereador Walter Hayashi, o prefeito Felício Ramuth e a secretária de educação Cristine de Angelis.
FOTO: Cláudio Vieira/flickr

Prefeito Felício Ramuth e a Secretária de Educação Cristine de Angelis com meu primeiro livro, "S.J. CAMPOS, última saída."
FOTO ORIGINAL: Cláudio Vieira/flickr



Com o vereador que criou a lei do Festival Literário, o Sr. Walter Hayashi.




Sr. Felício Hamuth (prefeito de SJC), Sr. Rodrigo (coordenador das salas de leitura da rede municipal) e Sr. Walter Hayashi (vereador de SJC)... e meu primeiro livro 
"S.J. CAMPOS, última saída".
FOTO: Cláudio Vieira/flickr

Após as autoridades locais, iniciei minha fala sobre o processo criativo de um romance joseense (sempre destacando que essa aula/oficina surgiu graças a um desafio lançado pelo Sr. Prof. Alexandre Mazza, a quem sou muito grata). Foi uma manhã repleta de inspiração e pude contar com uma platéia numerosa, porém, bem acolhedora.


Platéia da abertura do FLIJ 2019
FOTO: Cláudio Vieira/flickr


Com a Professora Flávia Mara, querida anfitriã no FLIJ e prefaciadora do meu livro infantil "Maneca e Migucho".

Participar do primeiro Festival Literário Joseense foi um presente. Eu desejo que o passaporte literário oferecido aos visitantes tenha aberto as portas dos sonhos nos jovens.Que tenham todos saído desse evento com o desejo de viajar nos livros, de ganhar asas e conquistar o mundo, sempre com muita sabedoria e orientação, seja de um mapa - como o oferecido no evento - seja de sua própria inspiração - tema de minha aula.
Obrigada a todos que contribuíram para que eu lá estivesse.









LÍRIO VERMELHO (Trilogia das Flores) de Nora Roberts

Hoje acabei de ler esse livro. Foi bom? Se considerarmos que fiquei muito entusiasmada quando o ganhei do meu marido lá em Ubatuba e que fiq...